top of page

Sobre a fruta Cupuaçu

  • Dolce Constança - Chef Paula Campos
  • 15 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

imagem: http://espacovivamais.com.br/comer-bem/acai-e-cupuacu.html

O CUPUAÇÚ

Fonte primária de alimento.

O cupuaçu tem preço menor do que o cacau e as mesmas propriedades

O cupuaçu é uma das frutas mais populares do Amazonas. Na capital e em pequenas cidades, quase todas as casas possuem um cupuaçuzeiro no quintal. A fruta, nativa da região, começou a ser cultivada pelas comunidades indígenas como fonte primária de alimento na Floresta Amazônica. Hoje, é utilizada na culinária brasileira no preparo de sucos, sorvetes, licores, cremes, pudins, bolos, balas e bombons. A árvore do cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é de médio porte e pertence à mesma família do cacau. As folhas são longas e largas e as flores, grandes e de cor vermelho escuro. Os frutos também são grandes, redondos, com casca dura e lisa e de cor marrom escuro. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca. Quando maduro, o cupuaçu simplesmente cai e, por isso, não precisa ser colhido. A polpa, carnuda, é removida e as sementes são lavadas. Depois de processada, a polpa é congelada e comercializada. Das sementes é extraída a gordura para produção de alimentos e a casca é utilizada para a confecção de peças de artesanato. Se, externamente, o cupuaçu é tão diferente do cacau, apesar de ambos carregarem o mesmo nome da família Theobroma, hoje em dia já se sabe que de suas gordurosas sementes é possível extrair uma pasta semelhante àquela com que se produz o chocolate e a manteiga de cacau. Conhecido mundialmente como cupulate, o chocolate feito a partir da semente do cupuaçu tem vantagens. Uma delas é o menor preço – um terço – da gordura utilizada para a formulação do cupulate. Além disso, segundo pesquisadores, o cupuaçu tem teobromina, uma substância estimulante mais saudável do que a cafeína.

Maior aproveitamento:

O que diferencia o cupuaçu das demais frutas tropicais nativas da Amazônia, além do sabor, é o excelente aproveitamento industrial. Da polpa são feitas inúmeras guloseimas. Da casca, marrom e dura, são montadas peças de artesanato. Da semente é produzido o chocolate de cupuaçu. A alta perecibilidade e a dificuldade de armazenamento, devido ao tamanho dos frutos, contribuem para altas perdas após a colheita. No período de safra, de janeiro a maio, cerca de 40% da produção é perdida. Problemas na conservação, transporte, preço, mercado e oferta irregular geram grandes prejuízos, não só para o agricultor, mas também para o microempresário fabricante de bombons e balas.

RECEITA

Bolo de Cupuaçu:

Ingredientes: 250g de margarina; 3 ovos; 1/2 xícara de leite; 3 xícaras de farinha de trigo com fermento; 2 xícaras de açúcar; 1 colher de café de suco de limão; 3 colheres de sopa de farinha de cupuaçu (ou 3 colheres da polpa). Modo de preparo: Na batedeira, misture a margarina, o açúcar (até obter um creme fofo) e acrescente os ovos. Bata. Acrescente o leite, o suco de limão e vá misturando a farinha de trigo e a farinha de cupuaçu (ou a polpa) e bata até ficar uma massa fofa. Unte a fôrma com margarina e farinha, ponha a massa e leve ao forno para assar por 45 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Dica da Chef: Use a geleia de cupuaçu, Dolce Constança, em substituição a farinha de cupuaçu e diminua o açúcar para 1 xícara e meia.

Fonte Bibliográfica:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em : <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/publica_setec_cupuacu.pdf> Acesso em 15 out. 2015.

Imagens:

Acervo particular

Créditos:http://espacovivamais.com.br/comer-bem/acai-e-cupuacu.html

 
 
 

Comments


Publicações Recentes
Arquivo
Procure por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Basic Square
bottom of page